Um tratamento facial pode ser o caminho certo para quem quer prevenir e combater sinais de idade ou lesões na pele. Mas não é qualquer procedimento que atinge o mesmo resultado. Existem vários tipos de técnicas que vêm sendo desenvolvidas constantemente.
Aqui, selecionamos os procedimentos mais utilizados para melhorar a pele do rosto. Vem conferir com a gente!
Microagulhamento
O microagulhamento pode ser realizado de várias formas, as mais famosas são com o uso de um Roller, como o Dermaroller, que possui micro-agulhas em volta de um rolo, ou com um aparelho específico chamado DermaPen.
Este procedimento consiste em realizar microperfurações nas primeiras camadas da pele, estimulando:
- Produção de colágeno;
- Mais firmeza e elasticidade para a pele;
- Aumenta a vasodilatação;
- Ajuda a tratar manchas no rosto.
Vale ressaltar que esse tratamento não é 100% indolor, causando um leve desconforto durante o procedimento.
Existem alguns cuidados que devem ser levados em conta durante o tratamento, como:
- Evitar exposição do rosto ao sol;
- Usar filtro solar TODOS OS DIAS durante o tratamento (após as primeiras 24 horas da realização do procedimento);
- Manter a pele limpa e hidratada.
Massagem facial
Essa é uma opção maravilhosa para quem não quer um tratamento invasivo, porque não demanda o uso de químicos nem de aparelhos. Existem várias técnicas de massagem facial, que podem ser desde relaxantes, drenagens e até para flacidez, como, por exemplo, o Kobido – técnica japonesa que promove um lifting natural na face.
Aqui destacamos algumas vantagens da massagem facial:
- Suaviza linhas de expressão;
- Estimula a circulação;
- Combate a flacidez;
- Relaxa os músculos e alivia tensões;
- Diminui o inchaço no rosto.
Ao longo do tempo, fatores como nervosismo, poluição e exaustão podem prejudicar a aparência da face. A massagem pode ajudar, inclusive na diminuição da sensação de estresse. Então já anote aí na agenda!
Peeling Facial
A palavra “Peel”, em inglês, significa “descamar”. Peeling, portanto, seria um processo de descamação ou, melhor ainda, renovação da pele.
Ou seja, o peeling consiste em retirar, controladamente, uma camada da epiderme, estimulando a renovação e limpando as células mortas ou outros resíduos que possam estar acumulados na sua pele. Pode ser feito com produtos químicos, laser ou mecanicamente.
O peeling físico ou peeling mecânico é mais superficial e tem o efeito de uma esfoliação mais intensa, podendo ser realizado de forma combinada com peelings químicos. Nele, a esfoliação é feita através de uma ponteira de cristal ou diamante e aparelhos de microdermoabrasão.
Já no peeling químico, sua atuação será definida de acordo com a indicação e o objetivo do tratamento, podendo ser superficial, médio ou profundo. Entre as substâncias usadas, podemos citar: ácido retinóico, ácido salicílico e o peeling de fenol.
O peeling com laser utiliza aparelhos que aquecem a pele de dentro para fora, estimulando a troca de células sem descamação ou irritação da pele.
O peeling facial, além da renovação, ainda estimula a produção de colágeno, revigorando seu rosto e deixando-o ainda mais lindo!
Cada tipo e alcance de peeling terá um determinado resultado, por exemplo, os peelings mais superficiais, melhoram o tônus e a textura da pele, enquanto os médios ajudam também na melhora de manchas provocadas pelo sol. Já os peelings profundos melhoram muito as manchas, as rugas superficiais e profundas, e a pele de maneira geral.
Como todo tratamento invasivo, o peeling exige alguns cuidados. Dependendo do tipo escolhido, o tempo de cicatrização da pele pode variar de 05 dias – em peelings superficiais – e até entre 30 e 45 dias, quando profundos. Por isso, é fundamental o uso de filtro solar e é recomendável o uso de produtos com vitamina C que auxiliam na cicatrização.
Limpeza de Pele
Agora o mais clássico! A técnica da limpeza de pele é a mais procurada nas clínicas de estética e o nome já diz tudo: é sobre limpar profundamente a pele. Separamos o passo a passo que utilizamos aqui no salão da Esthetic Company:
- Higienização: gel de limpeza;
- Esfoliação: remove células mortas;
- Tonificação e aquecimento com vapor: extração das impurezas, controle do Ph da pele, e uso de cremes emolientes para abrir os poros e amenizar a sensação de dor durante a extração das impurezas;
- Equipamento de alta frequência: bactericida, cicatrizante e descongestionante;
- Máscara calmante: para aliviar os efeitos da extração das impurezas;
- Drenagem facial: potencializa o tratamento, ativa a circulação sanguínea e elimina toxinas;
- Máscara hidratante;
- Aplicação de protetor solar.
Essas são as etapas necessárias para uma limpeza de pele completa que dura cerca de 1h30min. A limpeza de pele é fundamental e, inclusive, é o primeiro passo para preparar a face antes de qualquer outro procedimento de beleza.
E aí? Gostou do conteúdo? Ficou com vontade de experimentar algum desses tratamentos? Então agende uma avaliação com uma de nossas esteticistas e venha conhecer os nossos tratamentos.
Ah, e não esqueça de compartilhar esse texto com as suas amigas 😉