A oleosidade da raiz quase sempre se deve ao excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Mas como saber se a minha oleosidade é devido a isso ou a fatores externos?
A oleosidade no fio depende de pessoa para pessoa, pois ela é causada, na maior parte das vezes, por fatores genéticos responsáveis pelo tipo de cabelo e pela sua capacidade para produzir sebo. No entanto, alguns fatores contribuem para que um cabelo não oleoso aparente ficar dessa maneira.
De quanto em quanto tempo você lava o seu cabelo?
O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados para manter o couro cabeludo limpo.
Se você lava o seu cabelo com um maior intervalo e nota uma oleosidade no fio, tente lavar em dias alternados para ver se o cabelo é realmente oleoso ou se apenas necessitava da frequência de lavagens adequada.
Se você percebe o seu couro cabelo muito oleoso e por exemplo, pratica esportes todos os dias, não tem problema lavar o cabelo diariamente, desde que tome cuidado com a água quente que pode agredir o couro cabeludo e danificá-lo.
Se depois de acertar a quantidade de lavagens, seu cabelo continuar oleoso, você realmente tem a raiz oleosa! Então pode seguir essas dicas:
-Evite dormir de cabelo molhado
Principalmente no calor, esse hábito pode parecer bastante tentador, não é mesmo? Porém, ele pode causar a proliferação de bactérias no couro cabeludo que deixam a região oleosa.
-Não lave o cabelo em temperaturas altas
Quando o calor entra em contato com o couro cabeludo, estimula as glândulas sebáceas a produzir mais oleosidade, criando o famoso “efeito rebote”.
-Evite passar as mãos no cabelo durante o dia
Mexer constantemente no cabelo causa oleosidade excessiva! Isso porque as mãos sempre carregam gorduras e sujeiras imperceptíveis que são passadas para os fios.
-Não aplique produtos hidratantes próximo ao couro cabeludo
Na hora de aplicar o condicionador, a máscara ou o finalizador, evite passar o produto muito próximo da raiz, já que isso pode causar o excesso de oleosidade na região.
Caso continue com problemas de oleosidade excessiva, você pode apostar no Shampoo e Condicionador de limpeza!